O que é o LOBIO?

O Laboratório de Ornitologia e Bioacústica, LOBIO, faz parte do Departamento de Biologia Animal e Vegetal da Universidade Estadual de Londrina. Ele tem aproximadamente 20 metros quadrados de área, onde estão arquivados sons de aves, livros de ORNITOLOGIA e BIOACÚSTICA, uma grande quantidade de dados de campo, além de inúmeros equipamentos para pesquisa, como binóculos e gravadores. O responsável pelo LOBIO é o Dr. Luiz dos Anjos, Professor Associado na Universidade Estadual de Londrina desde 1991.

As atividades desenvolvidas pelo LOBIO incluem Pesquisa, Ensino e Extensão. Assim, vários alunos atuam no LOBIO durante suas trajetórias acadêmicas, sendo que alguns permanecem por mais de dez anos, incluindo os períodos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Apesar do foco principal do LOBIO ser aves, alguns alunos se dedicaram ao estudo de anfíbios e mamíferos.

Ornitologia

A ORNITOLOGIA é a parte da Biologia que trata do estudo das Aves. Há diversas temáticas dentro da Ornitologia, com inúmeros pesquisadores desenvolvendo pesquisas em diferentes facetas, as quais envolvem estudos sobre Sistemática, Morfologia, Fisiologia, Evolução, Ecologia e Etologia das Aves, por exemplo. As Aves são consideradas importantes indicadores ecológicos e assim também são utilizadas como instrumentos de avaliação do nível de conservação de determinado local, fornecendo subsídios para medir a Saúde Ambiental. Há um enorme contingente de pessoas em redor do mundo, e um número crescente delas no Brasil, que gostam de observar Aves no ambiente natural, situação que tem ajudado a expandir o conhecimento da Ornitologia e a contribuir para o seu desenvolvimento.

Bioacústica

A BIOACÚSTICA é a parte da Biologia que trata do estudo dos sons nos animais. O som evoluiu nos animais primordialmente para permitir o encontro entre o macho e a fêmea das espécies. Mas os sons se diversificaram em vários grupos, como nas Aves, se constituindo em uma forma de comunicação entre os indivíduos, e que pode ser até bastante complexa em muitas espécies, especialmente as mais sociais.